sexta-feira, 25 de março de 2011

BLOCOS ECONÔMICOS




A globalização influenciou a nova ordem mundial onde países vizinhos com semelhanças culturais e comerciais se uniram para enfrentar problemas comerciais, como a redução ou eliminação de tarifas aduaneiras. Como exemplo temos os seguintes blocos econômicos: UNIÃO EUROPÉIA, NAFTA, MERCOSUL, PACTO ANDINO, APEC, BENELUX.


UNIÃO EUROPÉIA


Surgida em 1992, pelo Tratado de Maastrich, os países mebros compartilham de uma moeda única, o EURO e um sistema financeiro e bancário comum. Existe também a cidadania da União Européia que permite que cidadãos dos países membros circulem livres de tarifas entre os países membros.Num aprofundamento da relações surgiram acordos trabalhista, de defesa e de combate ao crime. Para uma gestão eficiente do bloco, surgiram os seguintes orgãos: Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.


NAFTA


O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio é constituído dos Estados Unidos, México e Canadá.existe desde 1994 e pôs fim às tarifas alfandegárias entre os países. Mesmo não sendo uma zona de livre comércio, 20 mil produtos tiveram as tarifas reduzidas.


MERCOSUL


O Mercado Comum do Sul existe desde 1991 com o objetivo de cooperação entre os países da América do Sul. O acordo prevê estabelecer tarifa comercial zero entre os países e uma moeda única.


APEC


A Cooperação Econômica da àsia e do Pacífico surgiu em 1993 na Conferência de Seattle. Os países que participam deste bloco são: Estados Unidos,Japão, China, Taiwan, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, paua, Nova Guiné, Canadá, México, Rússia, Peru, Vietnã e Chile.A consolidção deste bloco está prevista para 2020 e será o bloco mais poderoso do mundo, contabilizando à metade da produção mundial.


ENTENDA O BRIC





PACTO ANDINO X MERCOSUL


Listen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário